terça-feira, 18 de março de 2008

11:31 Hora em Catalunya


Dez. Manhä.
Pepe, verde. Cinco. Amigos. Autopista. Velocidade. Destino: Montblanc. Finalidade: Calçots. Treze. Total. Conta...brutal! De regresso...Paragem:Stiges. Por fim. Barcelona...

1 comentário:

O MEU OLHAR disse...

Tive curiosiadde e fui ver o que eram os calçot e, fiquei a saber:
Calçot é uma variedade de scallion conhecido como Blanca Grande Tardana de Lleida. O Calçot de Valls (Tarragona, Catalunha, Espanha) é um registados UE Indicação Geográfica Protegida.
Calçots são mais leves e menos do que bulbosa cebolas e têm uma duração de entre 15/25 cm (parte branca) e um diâmetro de 1.7/2.5 cm 5 cm da raiz. Plantadas como um único grande bulbo como uma cebola em trincheiras e sucessivamente enterrados em todo outono e inverno, eles broto em 4-10 brotos aproximadamente a forma de pequenas alhos franceses.
Origem
A origem é discutível, mas é comumente aceito que eles foram desenvolvidos por Xat de Benaiges, um camponês agricultor de Valls, até ao final do século 19. Ele começou a crescer branco scallions cobrindo-os com terra, para que a parte comestível permaneceram brancas. Essa ação é conhecida (em catalão) como "calçar" (para colocar sobre sapatos), daí o nome "calçot".
Consumo
A forma mais tradicional de comer calçots está numa calçotada (plural: calçotades), uma festa popular gastronómicas realizadas entre o final do inverno e em Março ou Abril, calçots onde são consumidos de forma maciça
Calçots são então vinha torrado e mergulhados em salvitxada ou molho romesco, e acompanhado de vinho tinto ou cava. Pedaços de pão e carne assada em fatias são o carvão após o cozimento calçots.